Dicas de gerenciamento de leads.

10 dicas de gerenciamento de leads que podem ajudá-lo imediatamente

Tempo de leitura: 5 minutos

O gerenciamento de leads é feito de maneira assertiva na sua empresa? Sabia que você pode melhorá-lo para conseguir captar ainda mais leads, otimizar gastos e aumentar sua receita? Confira dicas essenciais que podem ajudá-lo nessa tarefa.

Gerenciar as leads faz parte do processo de qualificação, acompanhamento e conversão baseados em estratégias, como as de marketing digital, para aplicá-las nas oportunidades adquiridas através das ações. Com isso, sua empresa consegue acompanhar a jornada de compra do prospect, identificar o estágio no funil de vendas e entender mais do perfil ideal de clientes da marca.

O gerenciamento também permite o acompanhamento das métricas de ROI (Retorno Sobre o Investimento) e ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade), além do engajamento e análise das leads.

Confira as 10 dicas e melhore seu gerenciamento de leads.

1. Utilize uma plataforma de CRM

Inicialmente, o uso de uma plataforma de CRM bem estruturada, como o Meets, levará benefícios para sua empresa. O CRM, que nada mais é que um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management), utilizado para definir práticas, estratégias e ferramentas que automatizam e otimizam o seu relacionamento com o cliente.

A melhoria da comunicação interna, o acompanhamento detalhado do funil de atendimento e vendas, além do registro de históricos, armazenamento de dados e agendamento de tarefas também são obtidos com o uso do programa.

Uma central de atendimento estruturada também auxiliará na entrada e gerenciamento das leads. Com a central de atendimento disponível no MeetsZap, por exemplo, sua empresa conseguirá concentrar todos os atendimentos em um único lugar, com apenas um número para vários atendentes.

2. Entenda a jornada do seu consumidor

Inicialmente, após a integração do CRM na sua empresa, busque entender mais sobre a jornada de compra do seu cliente. Com a disponibilidade do funil de vendas no CRM, você entenderá melhor sobre em qual etapa do funil sua lead estará (topo – descoberta; meio – reconhecimento;  fundo – tomada de decisão). Após isso, será possível disponibilizar um atendimento personalizado, retê-la e pedir uma avaliação.

Após a etapa final, busque continuar nutrindo sua lead para que, desta forma, ela possa ser fidelizada. É importante não esquecer do follow up das vendas para que todo o processo e experiência de compra do cliente, estejam alinhados e gerenciados pela sua equipe.

DICA DE LEITURA MEETS: Saiba mais sobre as melhores práticas para um processo de vendas, artigo disponível no Blog do Meets!

3. Crie um Script de vendas para auxiliar sua equipe

Para compreender mais das dores/necessidades do seu cliente, invista na criação de um script de vendas. Com ele, você também pode fazer uso das ferramentas específicas para rastrear as atividades do visitante em seu site, analisá-los e utilizar um chatbot de vendas para colocar o roteiro em prática.

Utilize perguntas de qualificação para identificar a situação do cliente e entender quais são as chances de conversão. Você também pode colocar no seu script, estratégias que despertem o interesse do cliente e o faça confiar na sua marca. Aproveite para oferecer descontos exclusivos e benefícios.

4. Alinhe suas estratégias de Marketing e Comunicação

Após o entendimento da jornada de compra e do seu público-alvo, definir estratégias específicas para utilizar no seu Marketing e Comunicação são essenciais. Busque, através dessas estratégias, acompanhar as leads e nutrí-las.

Com isso, sua persona entenderá mais sobre a marca, ficará engajado e irá adquirir mais segurança em você. Aposte, por exemplo, em estratégias de marketing de conteúdo para informá-los sobre seus produtos/serviços e qualificá-los, para assim, voltarem a consumir os produtos/serviços oferecidos pela sua marca ou indicá-los para outras pessoas que estejam em busca, ação que pode ser realizada com a utilização das mídias sociais ou pelo boca a boca. A criação de campanhas regularmente, pode ajudar a nutrir suas leads e fortalecer ainda mais sua base de contatos.

Estratégias de Marketing e Comunicação para gerenciamento de leads. Meets.
Estratégias de Marketing e Comunicação para gerenciamento de leads. Reprodução: www.pexels.com

5. Crie e-mails marketing e formulários

Na criação de campanhas de Marketing, aposte no e-mail marketing. Segmentando suas leads e as entendendo, o envio dos e-mails pode nutrí-las e gerenciar seu relacionamento com as mesmas. Através de e-mails, também será possível realizar uma nova venda ou informar sobre um novo produto/serviço disponível na sua empresa.

Outrossim, utilize formulários para entender mais sobre a experiência de compra do cliente e valorize seu feedback e sugestões.

6. Trace objetivos entendendo as estratégias

Com o entendimento das estratégias, é o momento da sua equipe de vendas e atendimento juntar-se para traçar objetivos. Com seu script pronto e compreendendo mais da jornada do seu cliente, é hora de planejar.

Tenha em mente os dados reais e as metas bem definidas. Percebendo as necessidades do seu cliente e como o seu produto/serviço pode resolvê-las, busque incluí-las no seu planejamento.

7. Automatize processos e ganhe tempo

Para o gerenciamento de leads, as automatizações de processos são essenciais para otimizar o tempo da sua equipe e aumentar o entendimento das etapas do funil e a produtividade. Os dados estarão centralizados e as oportunidades serão mais fáceis de serem localizadas e gerenciadas. A personalização das vendas e a celeridade também são benefícios das automações.

No marketing, a automação auxilia no monitoramento das ações e entrega de conteúdo específico para a lead. Já no atendimento, há um registro dos contatos, históricos e informações das leads. Com isso, será possível entregar um atendimento 360° focado na personalização e no cliente.

8. Reúna-se com sua equipe de vendas

Sabemos, é claro, que para fechar uma venda é necessário oferecer o seu produto/serviço com informações e até dados significativos da sua empresa, criando uma relação de confiança com seu consumidor.

Para otimizar cada vez mais esse relacionamento, reúna-se – sempre que necessário – com sua equipe de vendas e atendimento. Eles serão responsáveis por aprimorar ainda mais e desenvolver a excelência do serviço. Converse com eles também sobre como anda o progresso das estratégias, como chegar à meta definida e quais os problemas enfrentados.

Reunir-se com sua equipe de vendas para gerenciamento de leads. Meets.
Reunir-se com sua equipe de vendas para gerenciamento de leads. Reprodução: www.pexels.com

9. Analise regularmente a taxa de conversão e o funil de vendas

Busque sempre analisar detalhadamente sua taxa de conversão e o funil de vendas. A taxa de conversão é uma métrica utilizada para entendimento de quantas pessoas avançaram de etapa no funil e foram convertidas, gerando resultados para sua empresa.

Já a análise do seu funil, demonstrará as etapas em que uma pessoa encontra-se, se ela já virou uma lead ou tornou-se um cliente, por exemplo. Com isso, sua abordagem será ainda mais significativa e personalizada para cada estágio.

Com o cálculo da taxa de conversão e acompanhamento de vendas através do funil, sua empresa conseguirá encontrar possíveis gargalos e identificar oportunidades que estão perdidas, criando estratégias para trazê-las novamente e convertê-las em clientes.

10. Tire dúvidas e escute o cliente

O momento de esclarecer dúvidas é extremamente importante para fortalecer sua relação de confiabilidade com o cliente, além de ser oportuno para ouvi-lo. Para melhorar o gerenciamento da sua lead e qualificá-la, busque entender mais sobre suas necessidades, oferecer, quem sabe, algum outro produto ou solução, extraindo informações significativas e buscando alcançar resultados ainda mais satisfatórios.

Convide-o também para fazer parte das suas mídias sociais e envie um formulário para avaliação do pós-venda. Essas ações são importantes para o aumento das métricas de Customer Success (CS) e Customer Experience (CX).

Compreendeu como fazer um excelente gerenciamento de leads?

Conseguiu compreender, através das 10 dicas, como fazer um gerenciamento de leads detalhado e funcional para sua empresa?

Então não deixe de entender mais sobre a jornada de compra do seu cliente, estudá-lo, criar um script de vendas e começar a pôr em prática suas ações de marketing. Não esqueça de analisar seu funil de vendas, sua taxa de conversão e ticket médio.

Ademais, não deixe de contar com o Meets CRM para ajudá-lo no gerenciamento de leads. Com o nosso CRM, sua empresa terá acesso ao funil de vendas personalizado, uma central de atendimento e vendas bem estruturada e conectada ao WhatsApp, além de contar com a criação de formulários, envio de e-mails em massa, automatizações e integrações com outras plataformas.

O Meets CRM também servirá para armazenamento de dados e informações das suas leads, cálculo do ROI (Retorno Sobre o Investimento), ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade) e CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

Seu negócio não consegue gerenciar todas as leads? Não entende muito sobre funil de vendas, tampouco sabe utilizá-lo? Sua central de atendimento é confusa e não integra-se com um CRM de qualidade? Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, então está na hora de conhecer o Meets e alavancar suas vendas.

Não perca tempo e vendas, converse agora com nossos consultores ou faça um teste gratuito da nossa plataforma!

Fale com nossos especialistas:

Resumo do conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?