CRM na área de educação

CRM na área de educação: entenda a importância de investir em um

Tempo de leitura: 6 minutos

 

CRM na área de educação: por que investir?

Quer entender como CRM na área de educação pode ajudar seu negócio?

A relação entre uma organização e seus clientes deve ser um ponto de muita atenção dos gestores. Por isso, o CRM na área de educação é uma ferramenta de gestão de relacionamento importante dentro das empresas, já que aproxima e desenvolve de maneira mais profunda o contato entre os clientes em potencial e a instituição. Esse sistema, conhecido como CRM educação, também pode ser aplicado dentro das escolas e gerar resultados positivos.

De maneira geral, o CRM ajuda a organizar o fluxo de trabalho, nutrir boas relações de forma simples, melhorar a comunicação, verificar o retorno de investimento em marketing e personalizar o ensino. Isto é, essa ferramenta pode revolucionar e aprimorar a relação cliente e instituição.

Por isso, neste artigo, você irá saber tudo sobre o sistema de CRM educação – para cursos, escolas, universidades e faculdades. Vamos explicar como esse sistema funciona e quais são seus benefícios. Apresentaremos ainda a melhor ferramenta de CRM para a área da educação. Confira.

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Como é a aplicação do sistema de CRM educação? | Foto: Freepik

O que significa CRM?

Desde já, a sigla em inglês CRM significa Customer Relationship Manager”. Em português esse termo significa “gerenciador de relacionamento com o cliente”. O CRM é uma ferramenta que possibilita um controle maior da comunicação e um relacionamento com as pessoas presentes no banco de dados da empresa. Além disso, através dessa ferramenta, as organizações podem acompanhar de maneira mais próxima as propostas comerciais.

Ou seja, esse sistema permite que informações de contato sejam registradas e algumas ações com os dados das pessoas interessadas sejam executadas. Além de aumentar a comunicação com os clientes, o uso do CRM faz com que a produtividade dentro das empresas também cresça.

O que é um CRM escolar?

Além do CRM ser útil para as empresas, essa ferramenta também pode ser aplicada nos colégios. No caso do CRM educação, um sistema de gestão escolar é usado para monitorar de maneira mais efetiva o relacionamento com aqueles que demonstraram interesse pelos serviços do curso ou da escola.

Ainda mais, com o CRM, é possível cadastrar contatos, criar fichas, destacando as informações mais relevantes, como dados e motivos do contato, e registrar todas as interações durante o processo feitas com os clientes em potencial. Além disso, um bom CRM educação permite que a escola registre e mantenha um histórico de atividades, como contatos por telefone ou visitas realizadas à instituição.

Pense na situação de um médico. É importante que esse profissional possua as fichas de seus pacientes para que ele esteja sempre ciente das informações de cada consulta. Com as escolas, a situação é a mesma. A organização deve ter o registro de cada ação do cliente para ampliar seu relacionamento com ele de maneira satisfatória.

Nesse contexto, a intenção do CRM para escola é fazer você ter um contato mais próximo e automático com candidatos a fim de melhorar a relação da instituição com os alunos e aumentar a fidelização dos mesmos. Dessa forma, a organização de ensino apresentará pensamentos e serviços mais competitivos e que geram um volume maior de lucros a longo prazo.

O que faz um CRM na área de educação?  

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CRM educação é uma ferramenta que atua no cadastro de clientes em potencial. | Foto: Freepik

Antes de mais nada, um bom CRM educação auxilia o desenvolvimento da relação entre escola e cliente em potencial desempenhando algumas tarefas. São elas:

●       Identificar novas oportunidades de captação de alunos, realizando o cadastro dos nomes e dados de contato de clientes em potencial;

●       Comandar processos seletivos de estudantes;

●       Gerenciar vagas disponíveis;

●       Indicar turma ou curso de interesse;

●       Indicar o momento do cliente na jornada de compra;

●       Registrar todas as atividades;

●       Realizar a matrícula do estudante através da ferramenta;

●       Mapear os interesses de pais e alunos;

●       Inserir um formulário de contato no site da instituição, automatizando a importação de dados.

Vantagens do CRM na área da educação

Depois de tratarmos sobre as funções do CRM educação, vamos te apresentar agora todos os benefícios que esse sistema pode trazer para as instituições de ensino. São eles: integração de equipes, atendimento ao cliente, retenção de alunos, dados centralizados, evasão preditiva, fluxo de trabalho, comunicação entre todos e personalização de ensino.

Será possível que essas vantagens estão interligadas de certa forma, já que todos apresentam um objetivo em comum: gerenciar de forma aprofundada o relacionamento com os clientes. Veja a seguir cada uma delas.

1. Integração de equipes

Todos nós sabemos que uma equipe integrada e que se comunica faz com que o trabalho seja otimizado, produtivo e assertivo. Investir em um CRM educação permite que todos os profissionais, de áreas diferentes, tenham conhecimento sobre o histórico dos clientes e saibam desempenhar sua função de maneira efetiva.

A intenção é reduzir os erros e ter um atendimento específico para cada pessoa com a ciência de todas as equipes. Dessa forma, o engajamento da instituição no geral crescerá.

2. Atendimento ao cliente

Como mencionamos acima, o objetivo da integração de equipes gerado pelo CRM educação é não só otimizar o trabalho, mas também torná-lo cada vez mais íntimo e satisfatório para o cliente. Além disso, essa ferramenta aprimora a forma de contato do cliente com você.

Se o contato for feito através de um call center, por exemplo, o CRM pode otimizá-lo. Dessa forma, os custos de captação serão reduzidos já que a efetividade da equipe ao realizar as ligações será maior. 

3. Retenção de alunos

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Como reter alunos em sua instituição usando a ferramenta CRM educação? | Foto: Freepik

Algo que precisa ficar claro é que a fidelização dos clientes está diretamente relacionada com a maneira como os clientes são atendidos e direcionados segundo seus interesses dentro do seu negócio. Por isso, um atendimento personalizado nas plataformas das escolas é também uma maneira de reter alunos e conquistar a confiança dos mesmos e de seus responsáveis.

Além disso, o CRM educacional permite que a instituição de ensino conheça melhor os clientes em potencial e, através do controle das atividades e conhecimento do histórico das mesmas, a equipe de marketing pode trabalhar em cima dos resultados obtidos. Dessa forma, as campanhas e ações serão mais direcionadas.

4. Dados centralizados  

A possibilidade de ter todos os dados e informações a respeito dos estudantes concentrados e disponíveis em um único lugar é também uma das grandes vantagens do CRM educação. Com isso, os projetos e planejamentos internos são mais fáceis de ser colocados em prática

5. Evasão preditiva

Além dos dados sobre o aluno e seu comportamento, outro dado bastante importante é o de evasão de estudantes. Saber o número de evasões e os motivos que levaram a isso é fundamental. Além disso, conseguir prever quais alunos apresentam características e perfil de evasão é importante para a escola.

Enfim, é por isso que, através do CRM educação, esses indicadores são medidos e a instituição consegue fazer uma análise antecipada.

6. Fluxo de trabalho  

Além de facilitar o contato com os clientes, o CRM educação ajuda os profissionais que trabalham na gestão de instituições de ensino a organizar melhor suas rotinas. Na plataforma disponibilizada pela ferramenta, os profissionais têm acesso aos painéis que informam as tarefas diárias, semanais e mensais, além de organizar cobranças e processar pagamentos.

7. Comunicação entre todos  

O intuito principal do CRM educação é a comunicação. A instituição busca um melhor relacionamento com seus parceiros, alunos e clientes em potencial. Através do CRM education software, é possível realizar uma integração entre aplicativos para facilitar a comunicação. Dessa maneira, a caixa de entrada de mensagens será unificada.

Portanto, aumentam as chances das questões serem visualizadas e respondidas com mais rapidez e todas as equipes têm acesso a comunicação em um único ponto.

8. Personalização do ensino  

Como explicamos, quando uma escola, curso ou universidade usa o sistema de CRM, todas as atividades e buscas dentro de sua plataforma ficam registradas em uma espécie de histórico de pesquisa. Com isso, é possível analisar quais cursos são mais procurados pelos clientes em potencial, por exemplo.

Além disso, esse histórico pode ser identificado de maneira individual, personalizando o ensino. Sendo assim, a instituição pode oferecer um serviço exclusivo para cada pessoa de acordo com seus interesses.

Qual o melhor CRM na área de educação ?  

Explicamos todo o funcionamento e os benefícios do CRM educação. Agora, como prometido, vamos te apresentar a melhor ferramenta de CRM para a área educacional: o Meets CRM. A empresa se destaca por ser uma das melhores do mercado, oferecendo ao cliente uma experiência única com chatbot e  atendimento integrado, onde todas as mensagens do WhatsApp e do Facebook podem ser realizadas direto pelo Meets, fazendo uso da inteligência da plataforma.

Além disso, a empresa Meets CRM te ajuda a gerir suas oportunidades, controlar os atendimentos inclusive com uma central de vendas e atendimento por whatsapp, gerenciar atividades e aumentar seus resultados através da organização. Você pode testar nosso serviço de forma gratuita e ter à sua disposição inúmeras funcionalidades para gerar novos resultados positivos a sua instituição. Conheça mais e invista no melhor sistema de CRM educação do mercado, enfim, coloque sua instituição à frente nessa era. 


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