Growth Hacking: o que é quais estratégias usar
Encontrar estratégias de marketing excepcionais para promover seu produto e levá-lo ao público-alvo é essencial para todo tipo de empresa, sejam negócios B2B, B2C, de startups a grandes empresas.
Todavia, um dos maiores pontos relacionados ao marketing é o seu ROI, ou seja, o retorno sobre o investimento gerado a partir das campanhas. Empresas menores, especialmente startups, tendem a ter orçamentos significativamente mais baixos e precisam fazer com que isso gere resultados da forma mais rápida possível.
É exatamente a partir daí que surgiu o Growth Hacking. Neste artigo você aprenderá tudo sobre o assunto e também poderá conferir diferentes formas de aplicar o conceito em suas próprias estratégias.
O que é Growth Hacking e qual é o seu objetivo?
O conceito de growth hacking surgiu praticamente junto às primeiras startups. Startups precisam ampliar sua base de clientes, participação de mercado e receita o mais rápido possível.
Todavia, tais empresas tinham orçamentos extremamente baixos, então não podiam arcar com as táticas tradicionais de marketing e aquisição de clientes.
Essa situação formou o objetivo principal do growth hacking em marketing – adquirir o máximo de clientes com custos mínimos, o mais rápido possível.
Para que isso seja feito, é necessário fazer o uso de diversos tipos de habilidades que compõem um Growth Hacker: pensamento analítico, rápida experimentação e criatividade.
Diferenças entre Growth Hacking e marketing tradicional
O growth hacking é, essencialmente, um conjunto que envolve marketing, tecnologia e o uso de dados. Dessa forma, ele vai contra o marketing tradicional de várias maneiras. Confira abaixo as principais diferenças entre essas abordagens.
Orçamento
O growth hacking implica em recursos limitados e tenta aproveitá-los ao máximo usando táticas, sistemas e canais incomuns. O marketing tradicional geralmente opera com orçamentos maiores e pode pagar por técnicas promocionais pagas – PPC, anúncios direcionados, comerciais de TV e assim por diante.
Melhorias no produto
Marketing tradicional é projetado para ajudá-lo a vender seu produto final. O growth hacking vai além e ajuda as empresas a melhorar o produto para atender às expectativas do cliente.
Isso significa que ele busca coletar dados sobre as preferências e interesses dos consumidores e como isso pode ser aplicado tanto às funcionalidades e recursos de seu produto, quanto à sua estratégia de marketing.
Objetivos
O marketing tradicional se concentra principalmente no reconhecimento da marca e no aumento das vendas. O objetivo principal do Growth Hacking é o crescimento dos negócios em geral, portanto, essa abordagem funciona com todos os estágios do funil de vendas.
Os profissionais de marketing modernos não devem apenas conduzir campanhas de marketing, mas também medir seus resultados online e offline. No entanto, sua especialidade ainda reside principalmente na área de marketing.
O growth hacking requer a capacidade de automatizar tudo e conhecimento de análise de dados e programação. Os hackers de crescimento, também chamado de Growth Hackers, podem medir o efeito do marketing nos negócios em geral.
Principais estratégias de Growth Hacking
Agora que você conhece o conceito básico por trás do Growth Hacking, confira quais são as estratégias mais usadas por profissionais que precisam colocar esta ideia em prática.
Foque em automação
Automação se refere à criação de um sistema automatizado que irá “empurrar” seu público-alvo para o próximo estágio da jornada do comprador, ou seja, fazer com que seus leads continuem avançando para as próximas etapas do funil.
Se você quiser aproveitar ao máximo as automações, precisará identificar cada uma das etapas pelas quais as pessoas passarão antes de se tornarem clientes.
Depois de fazer isso, você precisará criar automações específicas para cada estágio crítico da jornada. Ao fazer isso, você será capaz de empurrar as pessoas ao longo da jornada do comprador, e isso resultará em mais conversões.
Se você deseja criar uma automação, pode ser necessário usar uma ferramenta profissional, como por exemplo o Meets CRM.
Explore canais que seus competidores ainda não atingem
Um estudo da Zoominfo indica que 54% dos profissionais de marketing usam de 3 a 4 canais.
Este número é significativamente baixo considerando todos os canais disponíveis para divulgar seus produtos e marcas, como redes sociais, plataformas de live streaming, vídeos no youtube, SMS, e-mail, notificações push, entre outros. e isso sem mencionar os canais de marketing tradicional.
Assim, se seus concorrentes estão usando apenas 3-4 canais de marketing, você pode ultrapassá-los usando os canais de marketing que eles estão ignorando. Isso porque você será capaz de capturar uma parte maior da atenção do seu público.
Por exemplo, suponha que ninguém em seu setor esteja usando o Instagram como canal de marketing.
Se você se concentrar no Instagram, pode ser mais fácil atingir seu público-alvo. Muitos de seus concorrentes podem não ter uma presença forte no Instagram e, portanto, pessoas interessadas em seu nicho podem consumir seu conteúdo, pois não têm alternativa.
Agora, para que essa abordagem funcione, você precisará considerar algumas das melhores práticas em seu setor, em relação à aquisição de clientes.
Em seguida, você precisará considerar quais abordagens não estão incluídas nessas práticas recomendadas. Se você fizer isso, deverá ser capaz de identificar alguns canais de marketing que pode explorar.
Diferenciação como estratégia de growth-hacking
Além de ter um produto forte, é importante também observar como sua marca e a experiência do cliente são diferentes e objetivamente melhores do que a concorrência.
Se você não está se concentrando nisso ao mesmo tempo que está tentando colocar em prática estratégias de Growth Hacking, é possível que você consiga gerar resultados, mas não a longo prazo.
Afinal, uma das melhores formas de crescer rapidamente é oferecer um produto de qualidade de uma forma diferente, mais conveniente e acessível, que os seus concorrentes.
Mesmo para empresas que oferecem essencialmente o mesmo tipo de produto, há sempre espaço para diferenciação e personalização da jornada de compra e experiência do cliente.
Ofereça soluções grátis
Pode parecer contraintuitivo e nada lucrativo oferecer soluções grátis, mas a verdade é que esta é de longe uma das melhores formas de rapidamente conquistar espaço no mercado, deixando que diversas pessoas testem seu produto sem qualquer barreira inicial.
Uma das razões pelas quais uma ferramenta gratuita funciona como uma estratégia de Growth Hacking é porque ela permite que você chame atenção. Isso ocorre porque as pessoas precisarão acessar seu site para usar essa ferramenta gratuita. Assim que tiver essa atenção, você poderá direcionar as pessoas para sua oferta paga.
É exatamente por isso que diversas ferramentas e soluções modernas oferecidas principalmente por empresas SaaS contam com um plano gratuito, porém limitado.
Dessa forma, você consegue experimentar os principais recursos-chave da ferramenta mas, caso queira expandir e escalar sua usabilidade, precisará investir – um investimento mais seguro, visto que você já teve contato e usou tal solução.
Busque parcerias ou faça marketing de afiliados
Outra excelente forma de crescer rapidamente é através de parcerias com outras empresas, marcas ou até mesmo com influenciadores que realmente tenham grande potencial de alavancar sua própria marca e levar seu produto para o público-alvo.
Todavia, em grande parte, este tipo de parceria requer um investimento por parte da startup ou empresa que deseja vender seu produto.
Entretanto, há ainda uma forma de atingir essencialmente o mesmo objetivo, porém trabalhando com revenue share, ou seja, compartilhamento de receita.
Isso é feito através do marketing de afiliados, no qual você conseguirá, de forma orgânica, encontrar pessoas interessadas em divulgar o seu produto para receber parte das vendas em forma de comissionamento.
Existem diversas formas de empregar o marketing de afiliados. Você pode, por exemplo, oferecer 100% do valor pago pelo cliente na primeira parcela após confirmação da compra para o afiliado, ou oferecer comissões recorrentes, como por exemplo 20% de todo pagamento recebido do cliente indicado.
Para colocar esta estratégia em prática, empresas optam por trabalhar com plataformas de afiliação já existentes, como a própria Hotmart, ou criam suas próprias plataformas para acompanhar o resultado e processar o comissionamento.
Essa é uma opção viável para quem deseja encontrar “promotores” à sua marca de forma orgânica e, principalmente, sem alto investimento inicial – os afiliados recebem pelo próprio resultado.
Gerencie de perto o relacionamento com clientes
Acompanhar de perto o relacionamento com cada um de seus clientes e leads é um grande diferencial e pode fazer toda a diferença para empresas que desejam atingir um rápido crescimento, especialmente novos negócios.
Afinal, clientes satisfeitos têm grandes chances de se tornar promotores de sua marca, algo capaz de gerar marketing boca a boca que, por sua vez, não requer nenhum investimento direto.
Por isso, trate cada um de seus clientes da melhor forma possível, não atrase follow ups, não seja lento nas respostas e atendimento e realmente busque oferecer uma experiência focada no sucesso do cliente.
Pronto para se tornar um Growth Hacker?
Esperamos que nosso conteúdo tenha lhe ajudado a identificar diversas estratégias de Growth Hacking para que possa alavancar o crescimento de sua empresa o mais rápido possível.
Mas claro, vários desses objetivos não serão atingidos sem o uso de tecnologia de ponta para automatizar processos e melhorar a eficiência de suas equipes. Por isso, não deixe de conferir, especialmente, soluções gratuitas de automação e gestão de relacionamento com clientes como o Meets CRM.
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