taxa de conversão. Meets.

O que é a taxa de conversão e como aumentá-la?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe o que é a taxa de conversão? Sabe como calculá-la? E que tal aumentar essa taxa? Se não conhece, entenda-a agora e compreenda a importância para o direcionamento das ações na sua empresa.

A taxa de conversão de uma empresa nada mais é que uma métrica utilizada para entender e analisar determinadas ações, acompanhando quanto foi convertido e quais os resultados gerados.

Estatísticas revelam que até a taxa ideal de conversão das leads quentes está entre 30% e 70%. As leads quentes são aquelas oportunidades que realizam o contato com a sua empresa e continuam se relacionando, demonstrando interesse real no produto/serviço. Geralmente, essas leads respondem mais rápido aos seus estímulos e demonstram essa intenção de realizar a compra.

Esse dado citado acima, nos ajuda a entender sobre como a taxa de conversão pode melhorar seu processo de vendas, ajudando na elaboração de estratégias de marketing digital e treinando sua equipe para oferecer um atendimento assertivo.

Devo acompanhar a minha taxa de conversão?

Não basta apenas entender e aplicar a taxa de conversão na sua empresa, também é necessário acompanhá-la de perto.

Acompanhando essa taxa, sua marca consegue ter mais segurança na tomada de decisões e preparar estratégias de marketing digital, por exemplo, mais direcionadas e completas. Com isso, a análise do ROI (Retorno Sobre o Investimento) e ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade) estará mais completa, pois, ela mostrará se as ações planejadas devem continuar.

Analisando também a jornada de compra do seu cliente e medindo a taxa de conversão em todas as etapas, você entenderá quais são os gargalos presentes no seu funil e onde será possível atuar para trazer novamente as oportunidades perdidas. O gerenciamento de resultados trará benefícios para bom entendimento do CAC (Custo de Aquisição por Cliente) e da Taxa de Churn.

Para continuar acompanhando-a e conseguir otimizá-la, você também terá que fazer o cálculo da taxa de conversão.

Acompanhamento da taxa de conversão. Meets.
Acompanhamento da taxa de conversão. Reprodução: www.freepik.com

Como calcular a taxa de conversão?

Para calcular sua taxa de conversão, você precisará realizar um cálculo simples. Basta considerar a quantidade de visitantes total em um período estipulado, dividido pela quantidade de usuários convertidos. A taxa será dada em porcentagem e você pode medi-la de acordo com o mês, o semestre ou o ano.

Vamos exemplificar:

Digamos que sua página conseguiu, durante um determinado período, 6000 visitantes em sua página, mas 60 foram convertidos. Realizando o cálculo, teremos 60/6000, totalizando 0,01 ou 1% de conversão.

O Meets CRM, mede sua taxa de conversão com rapidez e precisão, disponibilizando-a automaticamente no seu CRM.

Após o cálculo, para conseguir determinar se sua taxa está boa, será necessário entender os números do seu mercado de atuação. Confira as taxas de conversão de alguns segmentos:

  • E-commerce: 1,65%
  • Beleza: 1% 
  • Alimentos e bebidas: 4,5%
  • Eletroeletrônicos: 2,2%

Como aumentar minha taxa de conversão?

Agora que você entendeu como calcular sua taxa de conversão e compreender se ela está em um bom parâmetro, de acordo com a análise do seu nicho de atuação, que tal aumentá-la e conseguir conquistar mais leads? Confira 9 dicas que preparamos.

1. Realize testes A/B

Os testes A/B servem para comparar as duas versões de uma página da Internet, testando para ver qual das duas consegue ter a melhor conversão. Para uma parte do seu público, será apresentada a versão A – que pode ser de controle ou de variação – e, para a outra parte, uma versão B. Elas se modificam por apresentarem cores diferentes, palavras e posicionamentos. 

Analisando-as e comparando os resultados, você consegue compreender qual página será melhor para converter seus usuários.

2. Possua uma proposta de valor

Para esse segundo ponto, é importante ter em mente uma proposta de valor bem definida. Ela será significativa para estimular seu prospect para adquirir seu produto/serviço.

Dessa maneira, busque apresentar uma proposta consistente para o seu público-alvo e mostrar o que ele ganhará com isso, fazendo com que o preço não seja apenas levado em conta, mas também seu diferencial em relação às outras empresas atendendo também a necessidade da sua persona.

3. Acompanhe as etapas do seu funil de vendas

Para aumentar sua taxa de conversão, procure seguir detalhadamente as etapas do seu funil de vendas. Dessa forma, você personaliza seu funil e as estratégias para utilizá-las em cada estágio, iniciando um relacionamento mais direcionado com o prospect, atraindo sua confiança e apresentando conteúdos que despertam o interesse na sua marca e no seu produto/serviço.

Com o funil, você também consegue integrar as estratégias de marketing e vendas, visto que, as de marketing estão no topo do funil e atraem o potencial e a de vendas trabalham para tornar a abordagem mais assertiva para a persona.

4. Trabalhe os gatilhos mentais

Entender e trabalhar os gatilhos mentais também são imprescindíveis para otimizar sua taxa de conversão. Eles conseguem persuadir sua persona, compreendendo o comportamento do consumidor e criando abordagens significativas. É importante atender a necessidade/dor e criar senso de urgência, exclusividade e escassez.

Conteúdos de Copywriting ou neuromarketing, por exemplo, servem para criar essa urgência e despertar no consumidor esses gatilhos.

DICA DE LEITURA MEETS: Saiba mais sobre Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de atração, e como ele pode ser utilizado na sua empresa. Clique aqui e confira um texto detalhado no Blog do Meets!

5. Invista em canais qualificados

Investindo em marketing de atração e copywriting, você pode divulgá-los nos canais qualificados para atrair mais leads e nutrí-las através das redes

Busque entregar conteúdos que eliminem qualquer falha na mensagem e se comunique na linguagem ideal para o usuário, utilizando-se de textos objetivos e monitoria dos resultados. As mídias sociais, por exemplo, são ótimas fontes de tráfego que servem para aumentar significativamente sua taxa de conversão, criando um tom mais próximo e mantendo o público engajado.

6. Utilize chatbots

Os chatbots de vendas também são armas poderosas para o aumento da taxa de conversão. Com eles, você pode substituir formulários, aumentar a taxa e criar uma interação e dinamismo maior com o usuário.

Apesar de possuir mensagens já automatizadas, você consegue ter acesso a informações iniciais do usuário e já colocá-lo no seu funil. O Meets CRM, por exemplo, possui integrações que facilitam a utilização de um chatbot ou de formulários, se preferir.

Nosso CRM integrado ao chatbot também pode ajudar na qualificação da sua lead, permitindo que o time comercial não foque sua energia em um time de leads por completo, seguindo apenas no direcionamento para uma lead mais estratégica e qualificada.

7. Monitore métricas

Monitorar métricas do Customer Success, do Customer Experience e do NPS (Net Promoter Score) também serão essenciais para o aumento. Esses indicadores ajudam a mensurar o nível de sucesso do cliente, a sua experiência e a avaliá-los como detratores, neutros ou promotores da sua marca.

Os números analisados são essenciais para entender se os consumidores estão satisfeitos com a qualidade dos serviços ofertados e sobre as expectativas atendidas pelo produto/serviço.  Dessa maneira, avaliando continuamente esses indicadores, sua empresa conseguirá reavaliar as estratégias, aprimorar e aplicar as bem sucedidas em novos prospects ou para reter antigos.

8. Recolha feedbacks

A partir da análise das métricas citadas acima, faça bom uso dos feedbacks recebidos pelos seus consumidores. Disponibilize seus canais de comunicação, como SAC, redes sociais ou chats, para receber críticas construtivas e repassá-las aos gestores.

A partir daí, sua empresa poderá ter uma melhor abordagem na hora da venda, criar novas soluções ou realizar modificações necessárias para melhoria do produto/serviço.

Feedback para aumentar sua taxa de conversão. Meets.
Feedback para aumentar sua taxa de conversão. Reprodução: www.freepik.com

9. Use as ferramentas necessárias

Por fim, mas não menos importante, escolha as ferramentas necessárias para aumentar a sua taxa de conversão e otimizar seu tempo.

O uso da tecnologia é essencial na era digital, principalmente no acompanhamento da jornada do cliente e no armazenamento de dados. Um CRM como o Meets, por exemplo, será necessário para ajudá-lo a criar estratégias de marketing, conhecer sua persona, integrar chatbots e disponibilizar automações que facilitem o dia a dia da sua equipe de vendas e atendimento.

Compreendeu o que é a taxa de conversão?

Conseguiu compreender sobre a taxa de conversão e como aumentá-la? Então não perca tempo, comece a analisar sua taxa, observá-la em seu nicho e adequar estratégias que estejam aptas para fazer sua empresa crescer.

Não se esqueça de realizar testes (muitos, de preferência), acompanhando seu funil de vendas e integrando suas estratégias de marketing e vendas. Observe quais gatilhos mentais serão utilizados e disponibilize conteúdo de qualidade para o seu público-alvo.

Outrossim, não deixe de contar com o Meets para alavancar suas vendas e sua taxa de conversão. Com o nosso CRM, sua empresa consegue entender mais do cliente e monitorar as métricas necessárias, além de ter um funil de vendas inteligente e personalizado que acompanha a jornada de compra do cliente desde uma lead até o momento de fechar negócio. O ROI (Retorno Sobre o Investimento) e ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade), a utilização de uma estratégia omnichannel e a disponibilidade de uma central de atendimento e vendas integrada ao WhatsApp são soluções encontradas no Meets.

Sua taxa de conversão está baixa? Não consegue traçar estratégias assertivas e conhecer melhor sua persona? Sua equipe trabalha com ferramentas confusas e desorganizadas? Ainda não possui chatbots? Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, então está na hora de conhecer o Meets.

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