Por que você precisa de um CRM?

Tempo de leitura: 4 minutos

Está na dúvida se um CRM é importante para o seu negócio? Hoje vamos te dar essa resposta

Ao iniciar um negócio, você encontra uma série de siglas que podem parecer uma incógnita para o seu negócio: CRM, ROI, CPC, CAC, dentre outras mais.

E nesse meio, você acaba ficando perdido sem saber qual rumo seguir, não conhecendo a importância de cada um desses nomes.

Simplificando, CRM – ou gerenciamento do relacionamento com clientes – refere-se ao software que acompanha as interações entre equipe de venda, potenciais clientes e clientes.

Todos os CRMs armazenam as informações de contato de prospects: seu nome, e-mail, número de telefone, bem como qualquer outra informação relevante para o relacionamento comercial.

Eles ainda podem agrupar vários contatos de uma mesma empresa em uma conta, o que é muito útil para o seu time de vendas.

Além das informações de contato, incluindo e-mails, log de ligações, resumo de reuniões, mensagens de whats app e etc., você ainda pode acompanhar o desempenho de sua equipe de vendas através do seu processo comercial.

Como qualquer pessoa que já teve problemas com a gestão de oportunidades de vendas sabe, um sistema de CRM é uma ferramenta muito valiosa.

Mas, por outro lado, é mais uma solução em que os empresários devem implementar a capacitar os vendedores.

É aqui que reside a dúvida se isso tudo vale a pena. E, se essa é a sua dúvida, a resposta é: absolutamente.

Aqui estão os 4 principais motivos pelos quais sua empresa – independente do tamanho, maturidade ou mercado, precisa de um CRM.

CRM

Os benefícios cruciais de usar um sistema de CRM

Se você está buscando por alguns benefícios para o seu negócio que o CRM oferece, temos alguns dados que irão te ajudar a decidir.

Todos eles ajudarão a colocar em prática seu plano comercial de maneira direta, permitindo o acompanhamento dos contatos até o fechamento.

Temos certeza que você verá que as vantagens só trazem maior efetividade ao seu negócio.

#1. É um lugar centralizado para armazenar dados

Em vendas, velocidade e facilidade são palavras críticas.

Gastar um tempo precioso buscando informações de potenciais clientes para se lembrar qual foi o último contato é um trabalho que toma muito tempo do vendedor.

Também não é algo confiável. Se o vendedor esqueceu de um ponto de contato, o mesmo e-mail pode ser enviado várias vezes, o que irrita o seu prospect.

Um CRM fornece registro completo e preciso do histórico inteiro de interações de um vendedor e um prospect, de maneira acessível e prática.

Vendedores nunca terão que reconstruir manualmente uma linha do tempo com seus contatos.

Os vendedores também podem usar o CRM para visualizar o processo comercial e a fila de oportunidades, o que garante que eles sempre saibam onde estão em relação à meta de vendas.

Você ainda pode ter um overwiew, classificando as oportunidades por meio do estágio do negócio, tornando a previsão de vendas algo palpável.

#2. Melhorar a comunicação

Além de tornar a vida mais fácil para os vendedores, os sistemas de CRM também melhoram a comunicação a nível organizacional.

Imagine se um vendedor estiver trabalhando em um lead que outro vendedor trabalhou há 2 anos atrás?

Ou, ainda, se ele acabou de assumir o território de outro vendedor e só recebeu uma planilha indecifrável de prospects?

Com o CRM, os vendedores podem avaliar imediatamente o que já foi feito com um determinado prospect e seguir adiante.

Seus vendedores não precisam consultar outros vendedores para saber o que já foi feito, porque as informações já estão no sistema.

CRM

#3. CRM torna a vida dos gestores mais fácil

Outra grande vantagem para toda a organização: os CRMs padronizam a forma como os vendedores acompanham suas atividades e as interações com seusprospects.

Sem um CRM, diferentes vendedores podem rastrear as atividades de diferentes maneiras, o que torna difícil para os gerentes e líderes juntarem dados para formar uma imagem coerente.

Os CRMs tornam a entrada de dados uniforme, o que significa que os gestores podem facilmente combinar e analisar dados para entender a saúde geral da organização de vendas.

Manter um log de atividades também reduz a fricção ao passar um prospect de um vendedor para outro, trocar territórios, ou reatribuir carteiras.

Não só, toda as informações relevantes serão contabilizadas, mas também serão registradas de maneira que faça sentido para toda a força de vendas.

#4. Ferramenta sustentável e escalável para o crescimento

Você pode estar se perguntando: não posso simplesmente fazer isso tudo em um planilha de Excel?

Com 1, 2 ou 5 clientes, o rastreamento manual de cada contato é perfeitamente possível.

Mas, pense no futuro, daqui a alguns meses ou anos. Imaginemos que você queira duplicar e até mesmo, quadruplicar a sua receita nos próximos anos.

Imagine agora, no tempo que seus vendedores estarão passando administrando uma planilha de Excel com centenas, ou até milhares de clientes.

Isso, certamente acarretará na perda de produtividade de toda sua equipe comercial.

Além disso, e se você quiser analisar as atividades de seus vendedores para descobrir quais estratégias de divulgação, ou série de pontos de contato funcionam melhor?

Tirar dados de várias fontes pode atrasar ou comprometer sua capacidade de obter uma imagem precisa de sua área de vendas.

O CRM é a ferramenta para o crescimento comercial

Em última análise, há uma pergunta muito simples que você pode, e deve, se fazer se estiver considerando um CRM: você quer fazer seu negócio crescer?

Sua capacidade de fazer isso depende de entrar em contato com seus clientes potenciais nos intervalos certos e fornecer-lhes informações relevantes no momento certo.

Isso, dificilmente será possível sem um CRM.

O CRM é uma ferramenta de inteligência, sem a qual a sua empresa não poderá escalar e crescer de maneira sustentável ao longo do tempo.

Ele é a ferramenta essencial para que você tenha pleno controle do seu poder comercial, e possa planejar o crescimento, estudar áreas de maior efetividade, bem como aproveitar mais as oportunidades comerciais.

Com isso, você terá sempre, um panorama geral de, de onde a sua empresa está, e para onde ela está indo.

O CRM deve ser um aliado de peso em sua estratégia comercial.

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