Como aumentar a produtividade de sua equipe com um CRM
Independente de seu nicho de negócio, investir em recursos que visam aumentar a produtividade de sua equipe pode fazer toda a diferença em seus resultados. Inclusive, em algumas situações este pode ser o principal fator que não está te permitindo atingir os resultados almejados e metas estabelecidas.
Entretanto, é importante notar que isso só é possível a partir do momento que seus processos de vendas estão bem estruturados e organizados de forma clara, com informações distribuídas e facilmente acessíveis para integrantes da equipe.
Para ajudá-lo a atingir seus objetivos, vamos apresentar como uma ferramenta de CRM afeta a produtividade de sua equipe e como utilizá-la da melhor forma para otimizar o acompanhamento de clientes e gerar mais oportunidades de vendas. Quer aumentar a produtividade de sua equipe? Então vamos lá!
O que é um CRM?
Primeiramente, você precisa saber exatamente o que é um sistema CRM e para quê ele serve. O termo, do inglês, significa gestão de relacionamento com clientes (Customer Relationship Management), ou seja, são ferramentas voltadas a otimizar e estruturar o relacionamento entre sua empresa, a equipe de vendas e o consumidor final.
Para isso, os melhores sistemas CRM oferecem recursos como:
- Centralização de históricos de atendimento;
- Painel para acompanhamento do processo de vendas;
- Criação e acompanhamento de clientes através do funil de vendas;
- Gerenciamento das atividades de sua equipe.
Dentre diversas outras funções e automações projetadas para aumentar a produtividade de sua equipe. Para que possa entender exatamente como cada um destes recursos afeta seu desempenho, vamos avaliá-los um a um.
Centralização de históricos de atendimento
Os melhores sistemas CRM do mercado oferecem integração com canais de atendimento, como telefone, e-mail, chat online, entre outros.
Dessa forma, todos os dados recolhidos durante uma sessão de atendimento são enviados diretamente para a plataforma de CRM automaticamente, cadastrando o cliente na base e incluindo dados importantes para o acompanhamento.
Com todo o histórico de atendimento e informações sobre seus leads centralizados em um único local, é possível aumentar a produtividade de sua equipe pois, agora, não precisarão utilizar diversas ferramentas para identificar clientes e oportunidades de negócios.
Além disso, isso também lhe ajuda a evitar que clientes sejam perdidos por falta de acompanhamento. Entenda no ponto em seguida.
Crie e acompanhe seu funil de vendas
O funil de vendas é um modelo estratégico que te permite identificar e classificar visitantes, leads e clientes de acordo com seu posicionamento em seu processo de vendas. Para exemplificar, ao topo do funil suas estratégias são voltadas para atrair mais visitantes e prospectar.
Já no meio do funil, estes visitantes reconheceram seu problemas e demonstraram interesse nas soluções apresentadas por seu negócio, mas ainda não se encontram no momento de compra – dessa forma, aqui normalmente utilizam-se estratégias para nutrição de leads, não permitindo que esqueçam de seu negócio.
No fundo do funil encontram-se leads que qualificados para venda, é aqui que sua equipe deve ser mais persistente para fechar negociações.
Com um sistema CRM, é possível aumentar a produtividade de sua equipe ao criar o funil ou pipeline de vendas e organizá-lo em um painel. Além dessa visão geral, é possível ainda criar uma exibição mais granulada e detalhada do processo de vendas, por exemplo:
Estruturar claramente quais consumidores já demonstraram interesse em produtos, quais receberam um orçamento e estão na fase de aguardar retorno, quando sua equipe deve ligar para clientes que não deram respostas, identificar clientes que estão na fase de fechamento e determinar se será necessário oferecer diferenciais para fazê-lo “sair de cima do muro” e ter assertividade na compra, etc.
Essencialmente, com um pipeline de vendas em seu sistema CRM, será possível detalhar cada etapa do acompanhamento com o cliente, desde o primeiro ponto de contato até o fechamento da compra e o início da execução de estratégias de pós-venda.
Gerencie atividades da equipe
Outra grande vantagem de sistemas CRM é a possibilidade de criar e delegar atividades para membros de sua equipe.
Com um funil de vendas e todas as etapas delimitadas e claramente visíveis em seu CRM, ficará ainda mais fácil determinar quem é o responsável por fazer um contato, realizar o acompanhamento, enviar um email, criar e apresentar a proposta ou orçamento, entre outros exemplos.
Assim, é possível aumentar a produtividade de sua equipe através de tarefas organizadas e distribuídas em seu cronograma ou calendário de atividades. Dessa forma, seus representantes terão uma visão geral diariamente do que deve ser feito.
Organize seus processos de vendas
O objetivo de todos estes recursos funcionando em conjunto é evitar que exista qualquer perda de oportunidade por falta de acompanhamento ou desorganização das atividades de sua equipe de vendas.
Com um sistema CRM, será possível não
apenas aumentar a produtividade de sua equipe, mas também organizar
seu processo de vendas de forma clara, garantindo que
dados e informações estejam disponíveis e facilmente acessíveis
para os integrantes.
E claro, para empresas com setores e equipes dedicadas à etapas distintas de seus processos, é possível delegar níveis de acesso para garantir que as informações disponíveis para os integrantes de um setor não sejam necessariamente exibidas para todos os colaboradores da empresa.
Essencialmente, com um sistema CRM, você poderá sair de planilhas de excel e gerenciar todas as atividades de sua equipe de vendas através de um único local.
Relatórios de atividades
Por fim, não poderíamos deixar de mencionar a importância de acompanhar de perto os relatórios de atividades e resultados gerados pelo sistema CRM.
Diferente do acompanhamento feito por outras plataformas – como no Excel -, com um sistema dedicado será possível acompanhar relatórios completos e detalhados sobre tudo que está acontecendo em relação à suas oportunidades de negócios e vendas.
Exemplificando, com o Meets, você poderá acompanhar número de atendimentos realizados, contatos cadastrados, oportunidades de negócios cadastradas e quantas forma conquistadas, assim como um percentual que representa, essencialmente, sua taxa de conversões a partir das oportunidades cadastradas.
Além disso, é possível acompanhar quantas atividades foram cadastradas e concluídas por todos os membros de sua equipe, dividindo os relatórios em diário, semanal, mensal ou geral.
Com isso, fica fácil identificar falhas no desempenho ou em seus processos e tomar as ações necessárias para aumentar a produtividade de sua equipe e impulsionar resultados.
Mais benefícios de um CRM
Além de aumentar a produtividade de sua equipe, um sistema CRM oferece também outros benefícios para seu negócio, como por exemplo:
Otimização da comunicação entre gerente e equipe
Através do pipeline de vendas, gerenciamento e delegação de atividades, ficará muito mais fácil comunicar-se com sua equipe, atribuir atividades e até mesmo estabelecer métricas que podem ser acompanhadas diretamente a partir dos relatórios gerados pelo seu sistema CRM.
Portanto, não haverá mais ruído na comunicação e, como você já sabe, clareza e transparência no gerenciamento da equipe de vendas são fatores cruciais para manter funcionários motivados.
Sistema escalável projetado para crescimento
Os melhores sistema CRM do mercado são ferramentas escaláveis, ou seja, estão prontos para acompanhar o crescimento de seu negócio desde o momento que possui apenas um único cliente à centenas de consumidores e ainda mais integrantes em sua equipe de vendas.
Além disso, ele serve como um ponto de partida na hora de treinar sua equipe e até mesmo recrutar novos representantes.
Te permite focar em gerar mais negócios
Por fim, como um CRM é capaz de aumentar a produtividade de sua equipe, após estruturar seu funil de vendas e implementá-lo na rotina de trabalho de sua empresa, você poderá focar seus esforços em conquistar mais clientes e deixar que a ferramenta ajude sua equipe a manter tudo rodando dentro dos processos estabelecidos.
Isso te ajuda a economizar tempo que seria direcionado á tentar resgatar atividades perdidas, delegando atividades manualmente, além de evitar que informações passem despercebidas por estarem distribuídas em múltiplas plataformas.
Não perca: Como construir um plano de vendas para 2019
E você, já trabalha com um CRM?
Agora que conhece o potencial dessa ferramenta, avalie como você gerencia as atividades de sua equipe e fazer o acompanhamento de oportunidades de negócios e contato com clientes hoje e entenderá como um CRM pode fazer toda a diferença.
E não pense que investir em um CRM é caro. Com o Meets, você pode contar com um plano gratuito e descobrir o potencial dessa ferramenta, além de ter a chance de testar sua versão profissional gratuitamente por 15 dias.
Não perca essa oportunidade, cadastre-se pelo link e experimente, sem compromissos, o Meets – um sistema CRM projetado para aumentar a produtividade de sua equipe e ajudá-lo a vender mais.
Acesse mais em blog.meets.com.br
Resumo do conteúdo